São Paulo X Rio de Janeiro: viagem completa gastando menos de R$550,00 em três dias.

6 Comments

Demorei, mas voltei. Há quem saiba que em outubro/2016 fui ao Rio de Janeiro novamente, e que cidade maravilhosa... Eu consegui fazer uma viagem, que em meu ponto de vista foi bastante econômica. Foi tudo de ultima hora, só eu e minha mãe, comecei a planejar a viagem antes.

-As passagens;

Ida:
Preferimos ir de ônibus, já que partimos no sábado à noite, depois do trabalho, escolhemos ir de ônibus pois é uma viagem de mais ou menos seis horas, dava pra dormir tranquilamente e chegar ao destino descansadíssimas. Fomos até o Terminal Rodoviário Tietê aqui em SP por volta das 23hrs, e compramos a passagem na hora mesmo. Conseguimos pegar ônibus semi-leito pelo preço de um convencional, R$91,00 cada lugar, sendo que o semi-leito custa em torno de R$119,00.
Vale lembrar: comprando na hora é muito provável que consiga um baita desconto, porém não é recomendável próximo à datas comemorativas pois normalmente acaba não sobrando lugar e você pode acabar sem desconto e sem assento.

-Chegada e transporte
Chegamos à Rodoviária Novo Rio, que fica no centro do RJ, pegamos o Frescão - ônibus estilo executivo do RJ-, até a Barra da Tijuca, onde ficamos hospedadas, o preço dessa linha que pegamos, 2018- Rodoviária/Terminal Alvorada, foi R$16,00. É outra viagemzinha, cerca de 30 ou 40 minutos. De lá pegamos um ônibus municipal que passava pela praia, Av. Lúcio Costa, bem em frente ao Posto 6, logo à diante de onde nos hospedamos, que foi R$3,80.

-Acomodações
Alugamos um quarto pela Airbnb, na barra, clique aqui  para ver o apartamento que ficamos. Fomos muito bem recebidas, pretendo fazer um post sobre lá em breve. Ficou um total de R$299,00 o quarto por duas noites, de domingo de manhã, à terça feira à tarde, dando R$149,50 para cada. Tínhamos à nossa disposição; cafeteira, geladeira, todo o piso superior, sala, tv, tudo.

-A praia

Já acomodadas, resolvemos dar uma volta na praia para conhecer. Fui fazer uma aula de surf, não vamos incluir esse gasto na conta final, pois é algo muito opcional, foi pouco mais de uma hora de aula por R$70,00 com a Rico Surf, no Posto 4, com o José Roberto. Foi uma aula super produtiva, valeu cada tombo!
A praia é super segura, e muito limpa! Entrou pra lista das minhas praias favoritas. Caminhamos bastante, super tranquilo.

-Barra Shopping
Pegamos um Uber até o Barra Shopping, R$7,00 o total, era bem pertinho de carro, à pé seria uma caminhada um tanto quanto demorada para uma viagem de tempo curto. R$3,50 pra cada, ok, acabou mais em conta que tomar ônibus.
O shopping é imenso e muito lindo. Bem iluminado, organizado. Só achei que tinha poucos banheiros e os que tinham eram muito apertados. Comemos em fast food mesmo, não me recordo qual mas gastamos cerca de R$18,00 cada. Andamos bastante, fizemos umas comprinhas ainda na Renner.
Já de noite, passamos no Carrefour que era bem ali ao lado. Compramos leite, pão, bisnaga, e o básico pro café da manhã. Deu R$9,00 pra cada.

Voltamos ao apartamento (R$+3,8 do ônibus) já um pouco tarde e descansamos, pois no outro dia iríamos visitar o centro.

-Centro do RJ
Segunda-feira, pegamos um uber (+R$3,50 pra cada) para o Terminal Alvorada, pois encontramos um amigo carioca que foi conosco dar um passeio pelo centro. Pegamos o BRT (tipo um trólebus de SP), +3,80 até o metrô da Barra, e pegamos o metrô (+R$4,10) até a estação Carioca, no centro do Rio.

Andamos por quase todo o centro do Rio, depois quero fazer um post somente sobre o centro de lá! Passamos pelo centro comercial, marinha, Museu do Amanhã, conhecemos a Lapa, inclusive andamos no bondinho de Santa Teresa! Não pagamos para andar, era gratuito até então, mas a partir do dia 15 de dezembro, ele passará à custar R$20,00! Achei absurdo esse preço, felizmente tive a oportunidade de conhecê-lo antes, é um passeio muito gostoso.
Outra vez apelamos pro fast food, promoção do Burguer King, o salvador econômico dos meus roles. Foi menos de R$20,00 também.
Paramos vez ou outra pra comprar uma camiseta, uma lembrancinha. Em Santa Teresa tem uns lugares incríveis que vendem suvenires num ótimo preço.
Andar pelo centro lhe custa um dia inteiro, passamos ainda pela Uruguaiana, o Camelódromo.
Voltamos à Barra, +R$4,10 de metrô e +R$3,80 de ônibus.
Fomos de novo à praia, mas estava ficando friozinho, fomos novamente ao Barra Shopping, +R$3,50 de Uber pra cada.
Fui ao cinema, não deu nem R$10,00, lá é bem em conta na segunda, ainda comprei pipoca e refri. Porém, esses são gastos opcionais.
Pegamos ônibus para voltar pro apartamento, +R$3,80.

-Lagoa Rodrigo de Freitas

Já na terça-feira, demos uma caminhada até o Posto 1, chegando da Praia do Pepe na Barra e pegamos um Uber até a Lagoa Rodrigo de Freitas, já que não nos restava mais tanto tempo para pegar transporte coletivo que é um tanto quanto demorado no Rio. Em cerca de 20 minutos chegamos, não lembro o total do Uber, mas deu menos de 14 reais pra cada. A lagoa é enorme, e é muito bem cuidada em seu entorno, tiramos muitas fotos. Inclusive essa foto do início do post foi num pier de lá também! Um lugar incrível para tirar fotos, relaxar, passear, caminhar!

Mommy poderosa.

Andamos da Lagoa até Ipanema, um ponto positivo para essa parte do Rio, é que existem placas por todo canto indicando a direção e o tempo estimado até outros pontos turísticos, é um ótimo meio de incentivar as pessoas à andarem a pé, você acaba descobrindo que tudo é mais perto do que parece ser.
Achei Ipanema um bairro maravilhoso. Não preciso nem comentar que lá é cheio de verde, nem se compara com São Paulo, não é mesmo? Fomos até o comecinho do Leblon e voltamos um pouco para mais uma vez irmos ao Burguer King. Economia é economia, não é mesmo? +R$20,00.
Pegamos metrô +R$4,10 e ônibus +3,80 para voltar ao apartamento.
Nossas últimas horas na cidade maravilhosa. Bateu até uma tristeza em pensar que logo estaria de volta ao caos de São Paulo. Arrumamos nossas coisas, batemos um papo com a Luz, nossa anfitriã queridíssima do apartamento, pegamos um uber até a Alvorada novamente, +R$3,50 pra cada. E pegamos o Frescão +R$16,00 até o aeroporto,

-Volta
Conseguimos um voo pela Voe Azul por R$145,00, RJ Santos Dumont X SP Guarulhos comprando duas semanas antes.

Total da viagem transporte/hospedagem/passagens/comida: R$547,60
Total da viagem com os opcionais de aula da surf, cinema e algumas comprinhas: R$707,60.

Dava pra economizar mais ainda nessa viagem, se fosse mais gente, indo de carro com 5 pessoas sai muito mais em conta, voltando de ônibus também, preparando a comida invés de comprar em fast food e restaurante.

O que mata no Rio de Janeiro é o transporte! É tudo caro, não tem aquele bilhete como em SP que você pega até 3 ônibus durante 3 horas pagando uma só tarifa, etc. Muitas vezes compensa rachar um uber entre a galera.

Mas mesmo assim, dá pra viajar tranquilamente gastando pouco.

Espero que ajude-os a planejar uma viagem fazendo uma economia maior! E que venham as próximas trips!